Pressão por mais produção, piora das condições de trabalho, jornada massacrante: isso é a Usiminas

29/01/21

Observação: veja que junho e julho foram os meses em que a direção da usina suspendeu a produção na planta de Cubatão. Observação: veja que junho e julho foram os meses em que a direção da usina suspendeu a produção na planta de Cubatão.
Pressão por mais produção, piora das condições de trabalho, jornada massacrante: isso é a Usiminas

A cada dia se escancara ainda mais como a Usiminas se aproveitou da pandemia que ainda continua para aumentar o ataque aos trabalhadores.


Demitiu centenas de trabalhadores, quem está na usina enfrenta a jornada massacrante com dobras e antecipações e as condições de trabalho são cada vez piores.


Na tabela abaixo é possível ver que logo depois de demitir em massa, a Usiminas aumentou a produção para níveis maiores do que antes da pandemia. Ou seja, os trabalhadores que não foram demitidos tiveram que trabalhar ainda mais para dar conta da produção.


Foi assim, passando por cima de empregos e reduzindo salários que a Usiminas fez a festa de seus acionistas, enquanto os trabalhadores que ficaram tiveram que trabalhar por três, continuando expostos ao risco de contaminações pela COVID 19 e mais acidentes.


O resultado dessa receita da Usiminas não podia dar em algo diferente: mais acidentes


Foi o que aconteceu no dia 21/01 na área do laminador de acabamento. Um trabalhador sofreu uma fratura no polegar quando tentava reposicionar a chapa de corte de bobina com uma alavanca na caçamba e teve o dedo prensado.


O trabalhador passou por uma microcirurgia no dedo e está afastado. Mais um acidente provocado pelas péssimas condições de trabalho que tantas vítimas já fez. NÃO ESQUECEMOS, NÃO PERDOAMOS: a sede por mais lucro dos patrões retira salários, direitos, empregos e também vidas. Nunca é demais lembrar que só na planta de Cubatão mais de 50 trabalhadores morreram vítimas das péssimas condições de trabalho.


Essa realidade só vai mudar na força da nossa luta. Todos os direitos que temos não foram presentes de nenhum patrão ou governo, são frutos da união e luta do conjunto da classe trabalhadora.


Continue a fazer as denúncias dos problemas que enfrenta no seu local de trabalho e o mais importante: junto com o Sindicato vamos fortalecer a luta por melhores condições de trabalho, salário, direitos e emprego.

+ notícias