Mais uma derrota da Usiminas: Judiciário nega pedido da direção da empresa que quer voltar a demitir

08/02/21

Mas o mais importante segue sendo o fortalecimento da luta, é assim que vamos garantir direitos, melhores condições de trabalho e empregos


A direção da Usiminas novamente foi derrotada em sua tentativa de derrubar a ação judicial encaminhada pelo Sindicato que teve como sentença no Judiciário em Cubatão a proibição da empresa de continuar a demitir.


Na audiência sobre esse recurso feito pela Usiminas, os representantes da usina não conseguiram esconder que a situação financeira da empresa segue cada vez melhor e que sua intenção é continuar a demitir quantos e quando quiser.


Ou seja, aquilo que o Sindicato denunciava desde o início se confirmou: a Usiminas se aproveita da pandemia para reorganizar seus negócios visando cada vez mais lucro, lucro que vem às custas de mais exploração contra os trabalhadores, com demissões, mais arrocho salarial e mais pressão por produção.


Tanto a decisão do Tribunal em São Paulo do dia 1º de fevereiro, como a decisão em Brasília negam o pedido da Usiminas de suspender a determinação do Judiciário em Cubatão que impede as demissões. O que significa que a Usiminas não pode demitir.


Mas a direção da usina vai continuar tentando mais recursos para voltar a demitir. E para enfrentar esse ataque, mais do que as ações judiciais é preciso fortalecer a luta, é assim que vamos barrar as demissões e garantir melhores condições de trabalho.


Por isso além das ações judiciais que o Sindicato segue fazendo para impedir as demissões, exigindo a reintegração de quem foi demitido, a principal ação é organização da nossa luta.


Não é abaixando a cabeça que os empregos estarão garantidos. É só lutando junto com o Sindicato que garantimos empregos, direitos e melhores condições de trabalho.

+ notícias