Assédio moral é crime!

23/08/21

Assédio moral é crime!

O que é assédio moral?


O assédio moral é uma conduta que se repete várias vezes e que expõe o trabalhador ou trabalhadora a situações humilhantes e vexatórias, muitas vezes constrangedoras. Normalmente está associado às relações de trabalho.


O que é o assédio moral no trabalho?


Conhecido como um tipo de violência, o assédio moral no trabalho é uma conduta que afeta diretamente a dignidade da pessoa no ambiente laboral. Aparece constantemente em situações que a hierarquia está presente e surge com mais frequência entre funcionários e empregadores.


O assédio moral no trabalho se caracteriza por condutas negativas realizadas repetidas vezes pelo empregador contra o empregado, o que envolve humilhações, constrangimentos, descrédito ou inferiorização

diante dos seus colegas de trabalho realizada normalmente no exercício das suas funções.


Defina limites 

Imediatamente após a primeira intimidação faça-se claro. Busque definir quais são os seus limites, o que você vai tolerar ou não de algum colega ou chefe. Mais importante ainda, após definir o limite, exerça seu direito de dizer à pessoa para parar com este comportamento abusivo.


Entre com uma ação


Apesar de poucas pessoas processarem assediadores, as denúncias têm aumentado. Além disso, hoje, o bullying tem ganhado mais notoriedade e as pessoas têm cada vez mais se informado sobre assédio moral.


Se sentiu assediado(a)? Tenha toda orientação, vá até o Sindicato ou ligue 3226-3577.

+ notícias