Metas cada vez mais absurdas, produção bombando e cadê o pagamento da PLR?

15/10/21

A grande maioria das metas impostas pela Usiminas para a PLR já foram superadas, mas a direção da usina foge de antecipar o pagamento. Esse é mais um exemplo que a PLR é usada para aumentar ainda mais a exploração


De todas as metas impostas pela direção da Usiminas para pagar a PLR, a única que ainda não foi totalmente alcançada é a de “retrabalhos”, todas as outras (qualidade, custo, produção e atendimento) foram superadas.


Ou seja, os lucros da Usiminas não param de crescer e isso acontece por conta de muita exploração contra os trabalhadores que seguem sendo obrigados a fazer dobras e antecipações, sofrem com acúmulo de função, descumprimento de horário de refeição, trabalho em dias de folga.


A Participação nos Lucros e Resultados (PLR), é mais uma forma que os patrões se utilizam para aumentar seus lucros impondo metas aos trabalhadores e os lucros produzidos através de muito trabalho vão parar nos bolsos dos acionistas.


Mais um ataque contra os trabalhadores é que a PLR na Usiminas é paga proporcionalmente de acordo com o salário de cada um, ou seja, quem ganha com isso são os que estão em cargos de comando da empresa, presidentes, vices, diretores, gerentes e assistentes que tem os salários mais altos, aqueles que não estão no pesado da produção.


Além disso, até agora a Usiminas foge de dizer se vai antecipar ou não uma parte da PLR, todos sabem que os lucros da empresa aumentaram e muito ao longo dos últimos anos.


Por tudo isso temos que lutar para que o pagamento da PLR seja linear, tendo um valor fixo sem vinculação às metas. E o mais importante: temos que lutar por aumento salarial pra valer, pois a PLR, como o abono, mal entram na nossa conta e já acabam.

+ notícias