PLR: Usiminas dá golpe mais uma vez

25/02/22

Empresa anuncia quer vai pagar somente 1,37 salário, menor que em 2020


No dia 22 de fevereiro, a direção da Usiminas divulgou que vai pagar somente a miséria de 1,37 salário da PLR de 2021. A forma dos acionistas comemorarem seus lucros recordes de mais de R$10 bilhões é aumentando a exploração contra os trabalhadores.


E nunca é demais lembrar que em 2020 a Usiminas teve um lucro líquido de 1,3 bilhão e a PLR foi de 1,42 salário. Ou seja, o lucro da Usiminas aumentou e muito e comparando 2020 e 2021, mas já a PLR diminuiu, ou seja, é calote de novo.


A direção da Usiminas no início de 2021 novamente mentiu sobre a PLR. Falou para as comissões que se todas as metas fossem “atingidas” a PLR seria de 1,5 salário, e se todas fossem “superadas” seria de 2,25 salários. Mentira escancarada. A verdade é que a Usiminas impõe metas absurdas tudo para dar calote no devido pagamento da PLR.


Pagamento eventual é tentativa de “cala boca”


A direção da Usiminas já sabia desse resultado da PLR e por isso veio com o papo furado de “pagamento eventual” para os trabalhadores. O objetivo da Usiminas era tentar dar um cala boca e impor mais uma armadilha, pois o tal pagamento eventual que será feito em abril vai ter desconto do imposto de renda e vai deixar de fora trabalhadores na Soluções Usiminas e Usiminas Mecânica.


É hora de transformar a revolta em luta


Em todas as áreas a revolta é geral, os trabalhadores são obrigados a produzir num ritmo alucinante e em condições cada vez piores de trabalho e com acúmulo de função. Somos obrigados a fazer horas extras, continuamos expostos a contaminação por Covid 19, os acidentes e o adoecimento aumentam a cada dia por conta do trabalho pesado com navios e plataformas chegando por um lado e milhares de bobinas saindo do outro.


Mas só reclamar não adianta. É preciso colocar a justa revolta em movimento para exigir o devido pagamento da PLR, a reposição das perdas e o devido aumento salarial. Vamos participar das assembleias nas portarias e avançar na nossa mobilização em cada área.

+ notícias