Mais lucros para o acionistas, mais arrocho para os trabalhadores

18/02/22

Direção da usina divulgou seus resultados de 2021: mais lucro às custas da exploração contra os trabalhadores


Na sexta passada a Usiminas divulgou os resultados de 2021. O Ebitda (lucro sem descontar dívidas, amortizações e juros) foi R$ 12,8 bilhões no ano, o lucro líquido foi de R$ 10,1 bilhões, 679% acima do registrado em 2020.


Segundo o presidente da Usiminas, foram os melhores resultados em 59 anos de operações da empresa com recordes em todas as empresas do sistema Usiminas.


Isso escancara novamente que a Usiminas se aproveitou da tragédia da pandemia para lucrar ainda mais: demitiu centenas de trabalhadores, arrochou ainda mais os salários e segue impondo péssimas condições de trabalho que levam os trabalhadores ao adoecimento.


O pagamento da PLR não é presente, é direito: o desrespeito da direção da empresa contra os trabalhadores é todo dia, mais um exemplo disso é a declaração do presidente da Usiminas anunciando que irá fazer um “Pagamento Eventual”, além da segunda parcela da PLR.


Isso não é nenhum presente, pois o valor da PLR está muito longe daquilo que de fato deveria ser pago para os trabalhadores. Não há lucro nenhum sem o trabalho dos trabalhadores, os bilhões que os acionistas comemoram são consequência de muita exploração.


Além disso a direção da empresa faz isso para tentar fugir de pagar as devidas perdas e aumento salarial pra valer, pois eles sabem que a nossa Campanha Salarial está chegando.

+ notícias