No Porto as condições de trabalho estão cada vez piores

04/08/22

No Grande reparo do Porto no CN 1, os trabalhadores na Usiminas Mecânica estão expostos a ruído intenso de máquinas e à vários produtos químicos na pintura, hidrojateamento e no tratamento, mas não estão recebendo o devido adicional de insalubridade.


A direção da Usiminas sabe disso e ajuda a USIMEC que segue fugindo da verdadeira representação dos trabalhadores que é o Sindicato dos Metalúrgicos para passar por cima dos direitos que estão no Acordo Coletivo de Trabalho.


E também na área do Porto, o descaso com os trabalhadores na VIX continua: o vestiário que os trabalhadores na VIX tem para usar na área do Porto continua sendo o cubículo que provoca mais aglomeração e não há condições de higiene básicas.


Na VIX, a “liderança” diminuiu ainda mais o tempo que já era curto para o café da manhã e o DDS. Os trabalhadores são obrigados a sair correndo do vestiário para tomar o café numa sala minúscula da chefia sem as mínimas condições e ao mesmo tempo acontece o DDS onde se comenta mais sobre a produção e o mínimo sobre segurança. Tudo isso é feito para compensar o atraso dos navios em cima das costas dos trabalhadores que não tem nada a ver com isso. Esse é mais um exemplo do descaso da Usiminas e suas terceirizadas com a saúde e a segurança dos trabalhadores.

+ notícias