Resultado da assembleia sobre a proposta da Usiminas de reajuste salarial mostra a revolta dos trabalhadores contra o arrocho imposto pela direção da usina

08/07/22

Resultado da assembleia sobre a proposta da Usiminas de reajuste salarial mostra a revolta dos trabalhadores contra o arrocho imposto pela direção da usina

A luta segue pelo fim do banco de horas e por melhore condições de trabalho


Na assembleia realizada essa semana para discutir a proposta apresentada pela direção da Usiminas em relação à Campanha Salarial, ficou mais do que claro que a revolta contra o arrocho salarial aumenta a cada dia.


A direção da usina fez de tudo para enfiar sua proposta goela abaixo, colocou a supervisão e outros chefetes lambe-botas para pressionar e ameaçar os trabalhadores e mentiu descaradamente.


Mas, mesmo com toda essa forma de intimidação, os trabalhadores se colocaram em movimento e a diferença de apenas 2 votos pela aprovação do acordo escancara que o arrocho salarial e a pressão por mais produção estão fazendo com que cada trabalhador comece a colocar a indignação em movimento.


Votaram pela aprovação da proposta apresentada pela Usiminas 441 trabalhadores e votaram pela rejeição 439 trabalhadores, ou seja, quem está trabalhando sob péssimas condições de trabalho e sente na vida o quanto o salário está arrochado, está se colocando em movimento.


A aprovação da proposta de jeito nenhum suspende a nossa mobilização, a Campanha Salarial é um momento importante da nossa luta, mas não é o único, então a hora agora é de colocarmos a indignação em movimento e fortalecer a próxima mobilização pelo fim do banco de horas e o devido pagamento das horas extras e como sempre lutar por melhores condições de trabalho.


A Usiminas tem até o 6º dia após a assinatura do Acordo para efetuar o reajuste tanto nos salários, como no Vale Alimentação, que é:


- Reajuste salarial de 12.47% (o que significa novamente pagar somente as perdas medidas pelo INPC) retroativo a maio que é o mês da data-base.


- Vale- Alimentação de R$ 350,00 (o que significa um aumento de apenas R$110,00) , que também deve ser retroativo a maio.


Pra nunca esquecer: nada do que temos é benefício dado pela empresa, tudo é direito conquistado na luta organizada junto com o Sindicato


Para quem está há mais tempo na usina é importante lembrar. Para quem faz pouco tempo que trabalha aqui é importante saber que todos os direitos que temos no Acordo Coletivo de Trabalho são fruto da nossa capacidade de organização e luta.


Exemplo recente disso é o próprio Vale-Alimentação que só entrou no Acordo Coletivo a partir de 2021 por causa da luta organizada pelo Sindicato.


Vamos seguir juntos e firmes com o Sindicato pois é na luta quer garantimos direitos, é só na luta que vamos impedir que eles acabem. E se você ainda não é sindicalizado, não deixe para depois, se associe, pois quanto mais sindicalizados dentro da área, mais forte é a nossa mobilização.

+ notícias