Neste ano vamos para mais um importante passo em nossa organização com alterações no Estatuto do Sindicato

24/01/23

Neste ano vamos para mais um importante passo em nossa organização com alterações no Estatuto do Sindicato
Neste ano vamos para mais um importante passo em nossa organização com alterações no Estatuto do Sindicato
Neste ano vamos para mais um importante passo em nossa organização com alterações no Estatuto do Sindicato

Desde 2005 os metalúrgicos da Baixada Santista os que trabalham na Usiminas, nas demais metalúrgicas e os aposentados retomaram um importante movimento que garantiu que o Sindicato voltasse para as mãos dos trabalhadores.


Desde então direitos que foram retirados pelos patrões com o apoio dos pelegos foram retomados, a luta voltou a ser prioridade no Sindicato com independência em relação aos patrões e os governos e juntos com a Intersindical estamos na luta do conjunto da classe trabalhadora.


Chegou o momento de colocar também no Estatuto a nossa prática de ação coletiva na direção do Sindicato


Por muitos anos o Sindicato foi dirigido por uma turma que achava que quem mandava era o presidente e ponto final, ou seja, não chamavam assembleias pra valer para que a categoria decidisse os rumos do Sindicato e quem estava na diretoria ou abaixava a cabeça para o presidente ou era colocado de lado.


Mas, desde que a Chapa da Intersindical junto com os metalúrgicos da Baixada Santista derrotou as chapas pelegas dos patrões mudamos a forma de conduzir o Sindicato e chegou o momento de colocarmos isso também no Estatuto.


Veja as principais alterações no Estatuto que vamos propor em assembleia:


- Deixa de ser um Estatuto presidencialista e a diretoria será colegiada, veja como funciona: a diretoria incluindo o Conselho Fiscal seguirá sendo formada por 32 metalúrgicos/as de acordo com as regras do Estatuto de tempo de sindicalização e registro profissional na categoria, mas a forma de organização interna muda.


Não terá mais o cargo de presidente, vice-presidente, secretário geral, tesoureiro, mas sim será uma Direção Colegiada que entre os seus membros definirá uma coordenação que tem como responsabilidade representar legalmente o Sindicato nas ações políticas, administrativas, financeiras e judiciais. E o conjunto da diretoria tem cada um e de forma coletiva o compromisso em todas as ações de organização e luta junto à categoria e de organização interna no Sindicato para melhor atender o trabalhador.


A importância dessa alteração é que cada diretor e diretora eleitos pela categoria avançam em sua tarefa não só de representar de fato a categoria, mas de ser parte de todas as ações que são de responsabilidade de quem está na direção do Sindicato.


Na forma de organização do Sindicato em diretoria colegiada as tarefas são divididas e tudo que é decidido para avançar na mobilização da categoria e para melhorar o funcionamento do Sindicato é decidido de forma coletiva, não tem essa que um fala e outro diz amém.


Como já dissemos, na prática já faz um bom tempo que estamos organizando a diretoria de forma colegiada e agora chegou o momento de dar mais um passo colocando essa forma de organização também no Estatuto.


- Outras alterações também serão propostas de mudança de texto em alguns Artigos que estão lá desde a época dos pelegos e não tem relação nenhuma com o que já decidiu a muito tempo os trabalhadores quando elegeram a Chapa da Intersindical.


- Para melhorar também o funcionamento do GREMETAL, a proposta é que a responsabilidade de organizar as atividades seja da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer do Sindicato formada por diretores escolhidos pelo conjunto da diretoria que terão a tarefa de executar as propostas decididas nas reuniões da diretoria colegiada.


A assembleia que decidirá sobre as alterações que estamos propondo para o Estatuto acontecem nesse ano de 2023, nela participam com direito a voto os metalúrgicos sindicalizados na Usiminas, nas metalúrgicas e os aposentados.


A data da assembleia será divulgada com antecedência e mais um Jornal do Sindicato com as propostas de alteração dos artigos do Estatuto que tratam sobre todos os assuntos que falamos aqui será distribuído para os metalúrgicos sindicalizados.


PARTICIPE TAMBÉM DESSE IMPORTANTE MOMENTO PARA AMPLIAR A NOSSA ORGANIZAÇÃO E LUTA

+ notícias