Mais um crime contra a vida dos trabalhadores: péssimas condições de trabalho impostas pela Usiminas matam mais um trabalhador

13/12/22

Mais um crime contra a vida dos trabalhadores: péssimas condições de trabalho impostas pela Usiminas matam mais um trabalhador

No dia de hoje em Ipatinga e Cubatão estamos fazendo mais um protesto contra mais um crime cometido pelo Capital que na ganância de mais lucros tira a vida de parte de nossa classe.


No dia 12 de dezembro a Usiminas anunciou a morte do jovem trabalhador de 22 anos, Johnnatahn Jemys Amorim Silva que trabalhava na Usiminas contratado pela empresa terceirizada, MG Andaimes Loc. e Mont. LTDA. Johnnatan foi vítima das péssimas condições de trabalho impostas pela Usiminas, morreu por conta da intoxicação pelo vazamento do gás na área do gasômetro, o mesmo local que em 2018 houve a explosão que levou ao hospital mais de 30 trabalhadores.


O acidente ocorrido no último dia 06 de dezembro levou 15 trabalhadores para o hospital, cinco deles foram internados em estado grave, Johnnatan morreu e ainda há um trabalhador internado em estado grave.


Usiminas esconde informações para tentar esconder seu crime


Minutos depois do acidente, a direção do Sindicato dos Metalúrgicos de Ipatinga buscou informações sobre o acidente tanto na Usiminas, como no Hospital Márcio Cunha, hospital que é de propriedade da usina, mas nada de informações pra valer sobre a real situação dos trabalhadores.


Esconder seus atentados contra a saúde e vida da classe trabalhadora é uma prática recorrente da Usiminas, foi assim que por anos tentou esconder o massacre de Ipatinga quando na década de 1960 com o uso da repressão policial dezenas de trabalhadores que lutavam por melhores condições de trabalho foram mortos, foi assim durante décadas em que o Sindicato estava nas mãos dos pelegos que junto com a direção da usina escondiam os acidentes que provocavam lesões graves, adoecimento e morte.


Não tem esquecimento, nem perdão: exigimos punição


Desde que os Metalúrgicos da Baixada Santista/SP e Ipatinga/MG derrotaram os pelegos que estavam a serviço dos patrões, o Sindicato voltou a ser instrumento de luta e defesa dos trabalhadores e junto com a Intersindical lutamos contra as péssimas condições de trabalho que adoecem e matam.


Além de exigir o registro da Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT) de cada trabalhador que foi vítima desse grave acidente, exigimos informações reais do estado de saúde de cada um, acesso aos familiares dos trabalhadores e ao local do acidente para apurar o que foi feito até agora.


Já denunciamos mais esse grave acidente ao Ministério Público do Trabalho e além das fiscalizações e ações judiciais que devem ser feitas é só no fortalecimento da nossa luta que vamos garantir melhores condições de trabalho.


É na força da nossa luta que vamos garantir a devida punição à Usiminas e suas terceirizadas que novamente através das péssimas condições de trabalho atacam a saúde e a vida da classe trabalhadora


São mais de 50 mortes na Usiminas de Cubatão (SP) registradas desde a década de 1990, dezenas de acidentes fatais na usina em Ipatinga (MG)


São vidas da nossa classe arrancadas pelas péssimas condições de trabalho impostas pelos patrões.


É preciso transformar a revolta em luta, pelos nossos irmãos de classe que tiveram as vidas arrancadas,


É preciso transformar a indignação em mais mobilização por melhores condições de trabalho


UMA LUTA EM DEFESA DA SAÚDE E DA VIDA DA CLASSE TRABALHADORA

+ notícias