“Não foi nada não”. Na Usiminas acidente agora é “incidente”

14/10/11

“Não foi nada não”. Na Usiminas acidente agora é “incidente”
A questão que envolve a segurança na área, que a Usiminas alardeou há alguns dias atrás os resultados alcançados, foram muito importantes para o “markenting” da empresa. Mas, e para os trabalhadores como fica, já que acidentes agora se tornaram incidentes? Isso ajuda no combate à um assunto tão importante como a saúde e segurança?

ACIDENTES NÃO REGISTRADOS

Sabendo que a empresa sempre faz o que pode para dizer que segurança é prioridade, mas que na hora em que os acidentes acontecem, para não prejudicar as estatísticas, os trabalhadores são levados à não registrar, sendo que outros pontos graves devem ser considerados, como por exemplo, o trabalhador que se acidentou por inalação de gás e que deveria ter sido socorrido imediatamente mas foi atendido fora da empresa sob a alegação de que o centro médico da empresa (CSO), não atende terceiros. Isto não é omissão de socorro?

ILHA DOS AMORES

E os trabalhadores acidentados da Sankyu que, antes de serem atendidos, foram levados para a Ilha dos Amores para socorro (lavagem cerebral). E mesmo assim, uma gerente “iluminada” da Usiminas, emitiu um relatório preliminar relatando como apenas um incidente o fato da vítima ter levado alguns pontos na perna por corte e outro sofrido queimadura. Essa é a seriedade que a Usiminas tanto prega?

Laudos ambientais: novela continua
Para piorar, a novela da elaboração dos laudos ambientais continua sendo como “pé de cobra”: quem vê, morre.

O que a empresa tenta esconder? À quem interessa essa demora? Paciência tem limite. E os trabalhadores certamente saberão responder a altura todas essas questões.

O Sindicato vem investindo em profissionais qualificados (engenheiro e médica), com o objetivo de colaborar nos temas saúde e segurança. E até na busca de soluções coletivas que permitam um ambiente saudável onde a execução das tarefas não seja transformada em martírio para os trabalhadores.

O problema é que a Usiminas não sabe o que é seriedade. Nós cansamos. Em função disso, outras providências serão tomadas.

Acidente x incidente: qual a diferença?
ACIDENTE DE TRABALHO - Toda lesão corporal ou pertubação funcional que, no exercício do trabalho ou por motivo dele, resultar de causa externa, súbita, imprevista e fortuita, determinando morte do empregado ou a sua incapacidade para o trabalho, total ou parcial, permanente ou temporária.

INCIDENTE - Um incidente pode ser definido como sendo um acontecimento não desejado ou não programado que, por falta de providências necessárias de prevenção e controle, pode levar à um acidente.

Fonte: Novo Aurélio e Yahoo.com

+ notícias