O Metalúrgico #293

11 de abril de 2014

Índice:

-Mais um grave acidente dentro da Usiminas. E os riscos só aumentam;
-Conselho Administrativo funciona para garantir os lucros dos grandes acionistas;
-Trabalhadores da Saipem/Saldimpianti estão (novamente) em greve para avançar nas reivindicações;
-LISTA DE PERSEGUIÇÃO;
-CALOTE NOS PPP’s CONTINUA;
-EMAC: trabalhadores rejeitaram a primeira proposta e a campanha salarial continua;
-Trabalhadores da VIX paralisaram as atividades exigindo os laudos do PPP;
-Prosegur faz arrastão em vestiário. Por quê?;
-Zé Protesto;



Mais um grave acidente dentro da Usiminas. E os riscos só aumentam

Na última terça-feira, 08/04, na Aciaria, ocorreu mais um grave acidente. Dois eletricistas sofreram graves queimaduras durante atividade no interior da sala. Companheiros de trabalho relataram que, no momento em que o líder da elétrica estava fazendo o treinamento do novo eletricista, houve a explosão do painel/gaveta.

Estamos buscando mais informações sobre o acidente que levou mais dois trabalhadores a serem hospitalizados. Mas uma coisa é certa: o sucateamento dentro da usina transformou o local num barril de pólvora.

E os exemplos só crescem
Trabalhar nas Sinterizações é ver todo dia montanhas de particulados pelo chão, estruturas antigas corroídas, muitas vezes desabando e o pó vermelho do óxido de ferro cobrindo tudo, correias, silos, equipamentos. Além dos prejuízos que a emissão destes particulados trazem ao meio ambiente, afetam também a saúde dos companheiros e dificultam ainda mais o trabalho, que já é muito agressivo, tanto para operação quanto para manutenção.

Campanha Salarial 2014
Até agora não houve nenhum retorno sobre a pauta de reivindicação da Campanha Salarial e mais do que reuniões sobre a pauta é a nossa mobilização que vai garantir avançar nas reivindicações. Portanto, fique atento e participe das assembleias que vamos realizar na portaria, esse é o primeiro passo para avançar na mobilização.

Clima de abandono total
No setor de Energia e Utilidades, tem porta metálica de quase uma tonelada desabando e a chefia fazendo vistas grossas. Como já é prática da Usiminas, veja o que foi feito: enfeitaram tudo com correntes de isolamento e deixaram a sala química aberta, com apenas uma porta que também está quase despencando.

E os trabalhadores deste setor não sofrem apenas com estas condições. Muitos deles têm mais de 03 anos de empresa e continuam como operador 1, fazendo atividades de outras funções, várias vezes, manuseando produtos químicos sem receber os devidos adicionais.

Não adianta esperar por mudanças ou por ação das chefias, a direção da Usiminas só vai se mexer quando vir a revolta se colocar em movimento. Colocar a indignação em movimento! É isso que devemos ampliar em cada área dentro da usina.



Conselho Administrativo funciona para garantir os lucros dos grandes acionistas

No próximo dia 24 de abril haverá eleição para o Conselho Administrativo do Sistema Usiminas. Como em outros conselhos, existe a vaga minoritária de representação dos trabalhadores. A Usiminas, mais do que esconder essa informação e fazer de tudo para ter essa vaga sob seu controle, usa esse Conselho como mais um espaço para ampliar os mecanismos de exploração para aumentar seus lucros.

Espaços como esses Conselhos, não avançam em nossas reivindicações. Ao contrário, são espaços para atender os interesses de quem lucra com o nosso trabalho.



Trabalhadores da Saipem/Saldimpianti estão (novamente) em greve para avançar nas reivindicações

Os trabalhadores na Saipem, em Guarujá, paralisaram totalmente as atividades em solidariedade ao grupo de trabalhadores da Saldimpianti que está em luta por uma nova proposta em relação à equiparação salarial. Além da equiparação, existem pendências relativas ao acordo coletivo que foram desrespeitadas como, por exemplo, o programa de PLR, implantação de um transporte seguro para todos e a elaboração de laudos que definam as condições de trabalho. A paralisação atingiu 100% das atividades da empresa.



LISTA DE PERSEGUIÇÃO

Entra e sai ano, a Usiminas vive atormentando a vida de vários trabalhadores que já trabalharam por muito tempo na usina. Esses companheiros que depois de muito trabalho foram demitidos, passado o tempo, ao tentar retornar para trabalhar na usina, se deparam com uma triste realidade: os seus nomes estão incluídos na Lista de Perseguidos pela Usiminas. A usina continua a usar do mesmo método da época da ditadura militar, como mais uma forma de humilhar e perseguir os trabalhadores.



CALOTE NOS PPP’s CONTINUA

A direção da usina , quando é de seu interesse, informa que tem laudos, inclusive para praticar os cortes no pagamento dos adicionais. Mas, apresentar os laudos para que os trabalhadores tenham conhecimento, nem pensar. O objetivo desse golpe é fraudar o preenchimento dos PPP’s. Ao você receber seu PPP, compare com a descrição de suas atividades com o que diz o Departamento médico e procure imediatamente os diretores do Sindicato na área ou vá até o Sindicato.



EMAC: trabalhadores rejeitaram a primeira proposta e a campanha salarial continua

Os trabalhadores na Emac têm database em 1° de Abril, a proposta apresentada e discutida em assembleia no último dia 03, foi rejeitada. Nova rodada de negociação está agendada para esta semana. E se não avançar é hora de ampliar a mobilização.



Trabalhadores da VIX paralisaram as atividades exigindo os laudos do PPP

No dia 31/03, os companheiros da VIX pararam a operação das máquinas de remoção de escória, por volta de 15 e 17 horas, exigindo a regularização dos laudos dos PPP’s e o pagamento do adicional de insalubridade. A paralisação foi suspensa, mas se a empresa não pagar o que deve, o caminho os companheiros já aprenderam: é parar a produção.



Prosegur faz arrastão em vestiário. Por quê?

A nova empresa de segurança da Usiminas, a Prosegur, está promovendo arrastão nos vestiários dos seguranças. Na última semana, arrombaram e danificaram os armários de diversos seguranças lotados no Chapão, inclusive de pessoas que estão de folga e de férias. O que será que estavam procurando? Ou queriam colocar indícios para prejudicar alguém da segurança? Com a palavra o sr. Russo!



Zé Protesto

“Zé, num final de semana recente, um trabalhador utilizou o transporte interno para ir almoçar. Quando retornou, o supervisor do Chapão (7h às 15h), chamou sua atenção com palavrões. É mole!?”
- Dobras, ritmo intenso de trabalho e ainda esculhambação de chefe folgado, ninguém merece!
--
“Zé, o programa de entrega de kit escolar da Usiminas informa que tem direito os filhos de trabalhadores com até 14 anos de idade. Só que, se a criança completa 15 anos no decorrer do ano, ela perde esse direito.”
- Isso é a chamada “valorização” da Usiminas.
--
“Zé, como de costume, o gerente do Chapas Grossas não faz nada, ou seja, continua a bagunça total, todos sem classificação e muito menos equiparação salarial. A chefia nem se pronuncia.”
- FALA AÍ!

+ boletins